segunda-feira, 30 de abril de 2012

" Mundo Cigano" na sala de aula

 A nossa turma é uma diversidade e é na diversidade que todos podemos aprender! Pode haver quem diga o contrário, mas na verdade esta é uma realidade, que apesar de difícil não é impossível.O investimento é uma constante e as coisas acontecem! Umas vezes de forma intencional, outras de forma espontânea, a partir de acontecimentos do momento. É precisamente desses momentos que por vezes se parte para a aprendizagem. Há quem lhe chame improvisação! Esse é o desafio!
" Mundo Cigano" tem sido uma experiência positiva e enriquecedora e é nessa perspectiva que vos damos conta de alguns trabalhos que vão sendo realizados com os alunos.
Desta vez e de forma muito espontânea o Iúri, que adora a natureza, trouxe para a sala um ramo de coentros, um cebolinho e quis colocá-los num vaso. Lá foi procurar na escola uma floreira e trouxe-a para a sala. Plantou a hortelã e o cebolinho e que agilidade mostrou! No outro dia pediu para trazer mais plantas; teve o consentimento da professora e de imediato começou ali a crescer uma horta de sala de aula. O Silvino entusiasmou-se e também começou a colaborar. Agora já são duas floreiras com alfaces, pimenteiros, tomateiro, cebolinho, coentros, couves e um vasinho com sementes de flores. Os dois alunos têm o cuidado de todos os dias tratarem das plantações e têm muita habilidade! Agora estamos a aproveitar para passar às aprendizagens na área da língua portuguesa, matemática, estudo do meio e T.I.C., isto é, os dois "agricultores" vão para o computador escrever o nomes das plantas que cultivaram e ilustrar. Assim,  vamos tentar de outra forma chegar a aprendizagens e mais ideias surgirão. Depois o trabalho dos alunos será apresentado no espaço        " Mundo Cigano", que existe na sala. Espaço este que os alunos ilustraram e gostam muito de estar sentados a apreciá-lo, quando pensam que ninguém os está a ver!



Todos nós estamos à espera que as plantas cresçam e estamos dispostos a fazer uma salada ou uma sopinha!Vamos aguardar!












































Sem comentários:

Enviar um comentário